Livro Sobre Animes Será Lançado no Fest Comix


Muitos jovens se sentem fascinados pela beleza dos elementos da cultura pop do Japão, em especial os animes. A popularidade das animações nipônicas que ocorreu no Brasil a partir da segunda metade dos anos 90 fez com que este tipo de entretenimento se tornasse o principal canal de acesso aos hábitos e costumes dos japoneses.
“A Presença do Animê na TV brasileira” é fruto de um estudo jornalístico, pesquisa e fundamentação histórica da animação japonesa no Brasil. Os primeiros títulos nos anos 60 e 70, as obras exibidas nos anos 80, a explosão dos anos 90 e a consolidação nos anos 2000.
Este estudo tenta levantar pontos importantes da História da animação japonesa no Brasil e o fato mais importante e significativo para sua expansão: sua presença na televisão. Mesmo com os VHS dos anos 80/90, DVD dos anos 2000, a internet e agora, o Blu-Ray, a TV – especialmente a aberta – foi e continua sendo peça fundamental para o sucesso dos animes em nosso país. Afinal, a televisão ainda é a representação máxima da cultura de massa.
Raras são as vezes em que nos deparamos com publicações sobre um dos maiores fenômenos da indústria cultural de massa do Japão – os animes.  Escrito pela jornalista Sandra Monte, “A Presença do Animê na TV Brasileira” é mais uma dessas obras pioneiras que só têm a contribuir com a escassa bibliografia nacional sobre a cultura pop japonesa, como também reúne dados e informações importantes para os pesquisadores e estudiosos da televisão brasileira.
Ao demonstrar a evolução da animação japonesa no Brasil a partir de sua presença na televisão nacional, a pesquisadora nos faz recordar de vários títulos de animês que marcaram muitos leitores, e chega ao ponto central da questão, ao esclarecer que determinadas emissoras muito se beneficiaram com a exibição de alguns títulos de animes. Por outro lado, Sandra não esquece de também evidenciar a contribuição histórica que a nossa TV desempenhou para o desenvolvimento da animação japonesa no Brasil.
Sobre a autora:
Sandra Monte é formada em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi aluna ouvinte da disciplina “Leitura Crítica de Histórias em Quadrinhos”, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalhou como redatora e repórter do site Herói e fez diversos textos referentes à animação japonesa para revistas e sites. Atualmente, tem seu próprio site informativo chamado Papo de Budega.




A Presença do Animê na TV brasileira
Autora:
Sandra Monte
Editora:
Laços
Formato:
140 x 210 mm
104 páginas
Preço:
R$ 22,90
O lançamento acontece no dia 15 de outubro no evento Fest Comix com a presença da autora para um bate-papo, às 12h, para falar do livro e assuntos ligados ao universo da animação japonesa.

O evento acontece no Centro de Eventos São Luís (Colégio São Luís – Rua Luís Coelho, 323 – Estação Consolação do Metrô – São Paulo/SP).


0 comentários:

Postar um comentário